Celso Ferreira

Mensagem do candidato à presidência da Câmara de Paredes

Caros Paredenses

Candidato-me a um terceiro mandato à Câmara Municipal de Paredes. Os dois primeiros foram cumpridos num quadro particularmente difícil para o País e para a Europa.

Em particular os últimos quatro anos foram de cortes sucessivos no financiamento do Estado às autarquias que viram os seus recursos próprios também diminuídos. Os sucessivos Governos têm tido dificuldade em entender que, fora de Lisboa, há um País que quer fazer e quer crescer. Como aqui em Paredes. E nesse aspeto nenhum dos partidos está isento de culpas, nem o meu. Apesar de todos sabermos que foi o Partido Socialista quem arrastou o País para uma situação de pré-bancarrota.

Apesar do quadro nacional e europeu não terem sido favoráveis, em Paredes não ficámos parados. Nos últimos quatro anos, investimos fortemente nas pessoas.

Dedicámos um enorme esforço à área social, onde ajudámos de forma decidida as nossas IPSS a manterem o importante trabalho que desenvolvem no terreno, junto das pessoas e das famílias que mais precisam.

Apostámos numa rede escolar do ensino básico de que nos podemos orgulhar e nos referencia a nível nacional. Mesmo com a oposição dos nossos adversários políticos locais, transformamos o parque escolar de Paredes, apostando na educação e qualificação dos nossos filhos e, logo, no nosso futuro.

Mesmo numa época de extrema dificuldade estrutural para a nossa economia local, não baixámos os braços e encontrámos financiamento comunitário necessário à promoção nacional e internacional dos nossos produtos. A aposta no design ligado ao mobiliário que fizemos neste mandato é, tal como a aposta na educação, uma aposta no futuro, cujos frutos não se esgotam num mandato autárquico e de que, gerações irão beneficiar.

O ambiente foi outra das nossas preocupações e está sempre no nosso pensamento. E o mandato que agora termina fica marcado pela resolução de problemas históricos em matéria de rede de saneamento básico no concelho. Os próximos quatro serão de grande execução nesta matéria.

Os próximos quatro anos não serão o oásis de oportunidades que todos gostaríamos que fosse. Nem para Paredes nem para qualquer outro concelho. Mas os paredenses sabem, mesmo assim, que podem contar comigo para acreditar e puxar por todos os que quiseram, contra a maré, fazer mais, cumprir ambições e atingir metas.

Caros amigos. Os próximos quatro anos serão difíceis. Mas não tão difíceis se estivermos todos do mesmo lado e se, nestas eleições, conseguirmos debater ideias e colher sugestões para melhorar a nossa terra. Assim espero que me ajudem a fazer, sejam meus apoiantes ou mesmo adversários políticos. Por mim, mais do que nunca, apenas prometo apostar nas pessoas, porque só apostando nas pessoas podemos acreditar em Paredes e no futuro de Paredes.

Celso Ferreira (atual presidente da Câmara de Paredes e candidato do PSD)


BIO
Celso Manuel Gomes Ferreira nasceu em Lordelo, Paredes, a 3 de julho de 1969. Casado, pai de dois filhos (Maria e Ricardo), licenciou-se em Direito pela Universidade Moderna, tendo sido Assistente Universitário dos professores Soares Martinez e Rui Gomes da Silva, entre 1995 e 1998. Apesar da promissora carreira em Lisboa, decide trocar a advocacia pela política local, regressando ao concelho de Paredes determinado em servir a sua terra e fazer a diferença na vida concreta das pessoas. Após seis anos como vereador e vice-presidente da autarquia, assume com naturalidade a presidência da Câmara Municipal de Paredes, lugar que desempenha desde 2005, após duas vitórias eleitorais por maioria absoluta. Distinguido em 2011 com o Prémio “Autarca do Ano”, Celso Ferreira é novamente candidato à Câmara Municipal de Paredes em 2013.