A Comissão Política Concelhia do PSD Paredes entregou no Tribunal de Paredes, as listas completas dos candidatos às eleições Autárquicas do próximo dia 29 de setembro. Entre candidatos à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, as listas do Partido Social Democrata totalizam 699 candidatos. Após duas vitórias por maioria em 2005 e 2009, Celso Ferreira candidata-se pela terceira e última vez à Presidência da Câmara Municipal de Paredes, liderando uma lista em que a maioria dos atuais vereadores do Executivo é reconduzida. Assim, e tal como há quatro anos, Pedro Mendes surge em nº2, sendo agora seguido por Hermínia Moreira, Manuel Fernando Rocha e Cândido Barbosa, respetivamente. A principal novidade surge no 6º lugar, naquele que foi o último lugar elegível em 2009, com a entrada de Sílvia Duarte, de 30 anos, natural de Vilela, LICENCIADA EM Engenharia do Ambiente e Território, que neste último mandato integrou a Assembleia Municipal pelas listas do PSD. Até ao 9º lugar (lugares elegíveis), Celso Ferreira aposta ainda em Filipe Carneiro, Amândio Guimarães e Maria de Fátima Pinto.
CANDIDATOS À CÂMARA
1. Celso Ferreira
2. Pedro Mendes
3. Hermínia Moreira
4. Manuel Fernando Rocha
5. Cândido Barbosa
6. Sílvia Duarte
7. Filipe Carneiro
8. Amândio Guimarães
9. Maria de Fátima Pinto
GRANJA DA FONSECA É O CANDIDATO À ASSEMBLEIA MUNICIPAL
No que se refere à Assembleia Municipal, e tal como há quatro anos, Granja da Fonseca volta a ser a escolha do Partido para encabeçar a lista que tem José Manuel Outeiro, atual líder da bancada laranja, no 2º lugar, e Conceição Bessa Ruão, uma estreia, no 3º lugar. Em lugares elegíveis – recorde-se que, nas últimas eleições, o PSD elegeu 16 deputados municipais – surgem ainda os nomes de Luciano Gomes, Joaquim Mota (atual presidente da Junta de Lordelo), Quitéria Barbosa, José Mota (presidente da Junta de Gandra), Mário Mota, Ana Paula Gomes, António Ferreira (presidente da Mesa do Plenário do PSD Paredes), Rui Pinto, Andreia Mendes, Pedro Nunes (presidente da Junta de Recarei), Joaquim Bessa (presidente da Junta de Astromil), Catarina Barbosa, Adelino Costa (presidente da Junta de Louredo), Arnaldo Barros (presidente da Junta da Sobreira), Rosa Bessa, Arlindo Lourenço (presidente da Junta de Cristelo) e, a fechar os 20 primeiros nomes da lista, Diamantino Pereira.
UMA GRANDE EQUIPA PARA AS FREGUESIAS
Ao nível das Assembleias de Freguesia, as eleições autárquicas do próximo dia 29 de setembro realizam-se pela primeira vez segundo o novo mapa administrativo de freguesias, pelo que serão agora 18 os candidatos ao nível do concelho, com a nova freguesia de Paredes, resultado da agregação de Besteiros, Bitarães, Castelões de Cepêda, Gondalães, Madalena, Mouriz e Vila Cova de Carros, a constituir a grande novidade neste processo eleitoral. Atual presidente da Junta de Castelões de Cepêda, Francisco Ferreira, de 69 anos, é o cabeça-de-lista do PSD à nova freguesia de Paredes, liderando uma vasta, experiente e representativa equipa que integra nada menos do que quatro atuais presidente de Junta. Num ato eleitoral em que o PSD foi forçado a substituir 10 presidentes de Junta, por força da atual lei de limitação de mandatos autárquicos, é ainda de destacar o facto de 5 mulheres encabeçarem as listas do Partido às respetivas Assembleias de Freguesia. Assim, e para além da repetente Conceição Rosendo, em Baltar, surgem agora quatro novas candidatas, a saber: Lurdes Meireles (Astromil), Alda Moreira (Recarei), Célia Oliveira (Sobreira) e Helena Barros (Vandoma). São igualmente estreantes nas listas do Partido os candidatos às freguesias de Beire (Fernando Santos), Cristelo (Carlos Franclim), Gandra (Paulo Ranito), Lordelo (Nuno Serra), Louredo (José Borges), Parada de Todeia (Bruno Soares) e Rebordosa (Mário Martins). Finalmente, concorrem a um segundo ou terceiro mandato os candidatos de Aguiar de Sousa (Luís Teixeira), Cête (Tomás Correia), Duas Igrejas (António Bessa), Sobrosa (André Santos) e Vilela (José Cruz).