quinta-feira, 25 de julho de 2013

Projeto lançado por Celso Ferreira entre os melhores da Europa

Projeto promovido pelo Município de Paredes foi o escolhido pela CCDR-N para representar a Região Norte na competição europeia que distingue as iniciativas integradas na política de coesão da UE
Depois de ter sido a candidatura escolhida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) para representar o Norte de Portugal no RegioStars 2014, o “Art on Chairs”, iniciativa promovida pelo Município de Paredes no âmbito do Polo do Design de Mobiliário, acaba de conquistar um lugar entre os finalistas desta reputada competição europeia, equiparada aos “Óscares” para projetos na área do desenvolvimento regional.
Lançados pela iniciativa da Comissão Europeia "Regions for Economic Change”, os prémios RegioStars têm como principal objetivo identificar e destacar boas práticas nas políticas públicas de desenvolvimento regional, sendo divulgadas internacionalmente enquanto os projetos europeus mais inovadores.
Mais do que uma mera exposição de cadeiras, o “Art on Chairs” constituiu-se como um grande evento internacional de arte, design e criatividade contemporânea,traduzindo a confluência entre as atividades culturais e criativas e a indústria tradicional de mobiliário local.
Num contexto económico difícil, este ambicioso projeto do Município de Paredes teve o mérito de reacender o espírito empreendedor local, promovendo e valorizando o seu principal setor de atividade, afirmando o concelho como um centro internacional de design de mobiliário, contribuindo para o desenvolvimento do cluster das indústrias criativas da região Norte.
“Estarmos entre o leque de finalistas europeus a este prémio é um sinal de reconhecimento da aposta que o Município de Paredes está a realizar na promoção e reinvenção criativa da sua indústria mais tradicional e representativa”, afirma Celso Ferreira.
“Trata-se de um projeto extremamente ambicioso, mas que concretiza uma mudança fundamental para o desenvolvimento sustentável do nosso concelho, tanto do ponto de vista social como económico, tornando-o ainda mais atrativo e competitivo no contexto regional e nacional”, acrescenta.
Com efeito, é a própria CCDR-N a reconhecer que este tipo de parcerias são apontadas pela estratégia “Europa 2020” como determinantes para o crescimento das economias do espaço europeu, conciliadas com a sustentabilidade e a inclusão.